Publicidade

Sobremesas em destaque em Londres

Restaurante Pollen Street Social abre com bar dedicado aos doces

Exatos doze meses de sua saída do Maze, restaurante do grupo de Gordon Ramsay, o chef inglês Jason Atherton finalmente abriu sua primeira casa solo, o Pollen Street Social, em Londres. A proposta é que o cliente tenha liberdade de escolha e possa vestir e comer o que quiser – até mesmo apenas uma sobremesa.


A proposta é que o cliente tenha liberdade de escolha e possa vestir e comer o que quiser – até mesmo apenas uma sobremesa

O grande diferencial do lugar é o bar de doces com capacidade para seis pessoas, de onde dá para observar a confecção de delícias como o tiramisú com café e chocolate quente, o parfait com geleia de cereja e puffs de arroz e a mousse de sangria com granita de laranja vermelha e coalhada.

No salão principal, que acomoda 60 pessoas, Atherton, ex-estagiário do El Bulli, serve um cardápio de comida britânica moderna com influências internacionais. Entre os pratos principais estão o bacalhau com vegetais do mar, batatas cremosas, raspas de limão e aspargos ingleses e o lombo de cordeiro com salada de ervilha e coalhada de leite de ovelha. Mas o cliente também pode optar por fazer um menu-degustação com entradas como o foie gras defumado com gergelim preto e passas douradas ou o café da manhã inglês completo.



Chef Jason Atherton com Heston Blumenthal na inauguração do Pollen Street Social
A carta de vinhos criada por Laure Patry inclui uma grande seleção de opções servidas por taça, além de magnums custando entre 120 libras e 175 libras (de R$ 315 a R$ 459). Na adega, no subsolo, fica uma sala privativa para 12 convidados.
Adjacente ao restaurante, fica o bar Social Room, para 45 pessoas. Ali, é possível degustar tapas como terrine de porco com piccalilli, vieiras com manteiga de alga e alcachofra Jerusalém, além de costeletas de cordeiro com aioli. Destacam-se os drinques como o Aviation, com gim, maraschino e licores de violeta e limão, e coquetéis desconstruídos como o Blood Mary com salsão comprimido, geleia de chilli e cubo de gelo de especiarias.


O projeto do restaurante e do bar ficou a cargo de Lyndon Neri e Rosanna Hu, os mesmos arquitetos do premiado hotel The Waterhouse at South Bund, em Xangai


O projeto do restaurante e do bar ficou a cargo de Lyndon Neri e Rosanna Hu, os mesmos arquitetos do premiado hotel The Waterhouse at South Bund, em Xangai. Eles apostaram nas janelas grandes, que deixam entrar a luz natural, e no dinamismo dos vários tons de madeira e modelos de assentos.
Os uniformes foram desenhados pelo designer Nick Hart, da tradicional Savile Row, onde estão os mais afamados alfaiates da cidade, e os produtos de toilette foram criados especialmente pela Taylor of Old Bond Street. São detalhes que ajudam a abrilhantar o conceito do Pollen Street Social – e a comida de Jason Atherton, lógico.