Publicidade

Cerveja gourmet

O Brasil já ostenta uma grande quantidade de ótimas cervejas especiais. Aqui, uma seleção bem distinta




Cervejas para todas as ocasiões, puras ou harmonizadas com pratos


Ninguém precisa de motivos para beber uma boa cerveja, mas é sabido, através de estudos médicos, que ela oferece, em doses moderadas, um efeito tranquilizador ao aumentar a produção de serotonina, o chamado “hormônio da felicidade”. E mais, ajuda a brecar processos inflamatórios e até algumas doenças crônicas. Mas nosso assunto nesse espaço é o prazer puro e feliz diante de um copo desta simpática bebida, naturalmente consumida com elegância.

Depois de décadas bebendo duas ou três marcas, nós brasileiros temos acesso agora a uma boa quantidade de cervejas importadas, que ampliam nossa percepção desse vasto universo. São excelentes para serem bebidas ao sabor da boa conversa de bar ou mostram competência para harmonizações com diferentes tipos de pratos.

Dono do Empório Melograno, em São Paulo, bar com uma premiada carta de cervejas e apaixonado pela bebida, Eduardo Passarelli indicou cinco das melhores à venda no País atualmente, começando por uma brasileira.


1. Bamberg Helles


Do jeito que os bebedores de Munique gostam. É a Bamberg brasileira

Produzida em Votorantim, São Paulo, ao estilo alemão dos bares de Munique, com 5% de álcool. Cerveja com amargor pronunciado do lúpulo, aroma e sabor reacendendo a malte. Bem concentrada, harmoniza-se com carnes mais escuras de aves, como galinha d’Angola, perdiz e pato.


2. Ola Dubh


Uma cerveja com traços fortes, boa para acompanhar queijos azuis: Ola Dubh


Essa cerveja da escocesa Harviestoun tem ares nobres: é maturada em barris de carvalho do uísque Higland Park 40 anos. O resultado: uma bebida escura e densa, com notas tostadas, lembrança de baunilha e do próprio uísque. Com 8% de álcool, vai muito bem com queijos de massa azul, especialmente o famoso Stilton.


3. Nora


Com um grão igual ao encontrado nas tumbas de faraós, a Nora tem estilo egípcio


Da cervejaria cult italiana Baladin, a Nora é apresentada como se fosse uma cerveja ao estilo daquelas que se faziam no Egito antigo (birra egizia), com o uso de kamut, grão encontrado em tumbas dos faraós. É bastante aromática, plena na boca e tem final ligeiramente adocicado. Com 6,8% de álcool, suporta a companhia de pratos condimentados.


4. Kwak



A cor avermelhada e os 8,4% de álcool revelam: a Kwak é uma cerveja gastronômica


Do país produtor de grandes cervejas, a Bélgica, vem a Kwak, com 8,4% de volume alcoólico. Do tipo Belgian Strong Ale (com forte adição de malte), é bem encorpada, de cor avermelhada revelando toques de especiarias e final lembrando melaço de cana. Carnes de caça, como o javali, são recomendadas com ela no copo.


5. Meantime



Os aromas e sabor tostados da Meantime Porter casam-se com carnes grelhadas e até chocolate


Da nova e premiada cervejaria inglesa Meantime, com 6,5% de álcool, ao estilo Porter (cervejas escuras típicas da Inglaterra). Mostra aromas e sabor tostados, lembrando café, com final ligeiramente doce. Embora a Meantime tenha uma cerveja Chocolate, a Porter também se destaca ao acompanhar sobremesas achocolatadas. Nos salgados, encara as carnes grelhadas no carvão.